domingo, 8 de maio de 2011

O Que São Lentes Tóricas?

Responder a essa pergunta torna-se um desafio já que envolve a idéia de se transformar o complexo em uma coisa simples.
Vamos começar primeiro do quando estão indicadas as lentes tóricas.Pois bem, sua indicação formal se dá no caso de se querer corrigir o astigmatismo de um paciente, seja ele combinado ou não com miopia ou hipermetropia.
Para entender o que é um astigmatismo temos que distingui-lo dos outros dois defeitos refracio-
nais miopia e hipermetropia(defeitos esféricos, quando a córnea é esférica)já que o astigmatismo é um defeito tórico devido à toricidade da córnea.
Parece confuso, não?Pois bem, vamos tentar esclarecer melhor.
Córnea do ponto de vista anatômico é aquela calota transparente que fica na frente do colorido do olho parecendo um vidro de relógio.E é sobre ela que são adaptadas as lentes de contato.
Para melhor exemplificar o que é uma córnea esférica, tomemos como exemplo uma bola de futebol.Coloca-se a mesma sobre uma mesa e traçamos uma linha vertical que vai de polo a polo,como Polo Sul ao Polo norte chamaremos essa linha de meridiano ou curva dos 90°.
A seguir traçamos uma linha horizontal,semelhante à linha do equador e teremos a curva do zero à 180°.Quando a curvatura dos 90° for semelhante à dos 180° dizemos que a curva da bola é esférica(miopia e hipermetropia).
Agora coloquemos um ôvo sobre a mesa.Façamos o mesmo traçado de linhas e veremos que a curvatura do meridiano vertical é diferente da curvatura do meridiano horizontal e a isso denominamos de toricidade(astigmatismo).
Por isso uma das formas de se anular o astigmatismo é com lentes tóricas. Ou seja lentes que tenham também diferença de curvaturas, semelhante aos meridianos da córnea.
AS lentes tóricas mais adaptadas são as descartáveis pela tecnologia avançada que representam.
E dentre as descartáveis as de silicone-hidrogel são a que apresentam maior avanço tecnológico.
Elas contém menos material hidrofílico, o que significa maior respeito à integridade e umidade da córnea.
Não entendeu? Então, releia mais uma vez e entenderá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário